Skip to content
 
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size blue color green color red color
Início arrow Informação arrow Aquecimento
Aquecimento Imprimir
Índice
Aquecimento
Caldeiras e Acumuladores
Radiadores e Toalheiros

Aquecimento Central

O aquecimento central é um sistema que nos permite aumentar a temperatura ambiente e baixar a humidade relativa do ar interior de um espaço fechado, criando condições que permitam aos utilizadores sentirem-se confortáveis, mesmo em situações de baixas temperaturas exteriores.
Num clima considerado ameno como o nosso, desde finais de Outubro até Abril, é extremamente agradável possuir um sistema que nos permita manter uma temperatura de 20º C no interior.
Esta temperatura além do conforto proporcionado vai diminuir a desagradável sensação de humidade e evitar a formação de manchas de humidade e bolores.
Para que este sistema funcione é necessário um aparelho que aqueça a água (caldeira), uma tubagem para distribuição, elementos emissores de calor (radiadores e toalheiros) e, eventualmente um sistema de controlo (termóstato ambiente ou programável).
 
 
Aquecimento de Águas Sanitárias

A designação de "águas quentes sanitárias" (A.Q.S.) aplica-se ás águas de consumo corrente que, por motivos de higiene ou conforto, se pretendam a uma temperatura superior à que é fornecida pela rede de abastecimento público.
A caldeira que proporciona a aquecimento central, permite também fazer o aquecimento das águas sanitárias, aproveitando o investimento num só aparelho para efectuar duas funções relacionadas com o conforto - aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias.
Estas podem ser aquecidas de uma forma directa (instantânea) ou indirecta, através de um acumulador:
Aquecimento de águas directas - a água fria, vinda da rede de abastecimento, entra directamente na caldeira, onde é aquecida de uma forma instantânea, à medida que vai circulando pelo permutador de calor da própria caldeira.
Aquecimento de águas com acumulação - a água fria, vinda da rede de abastecimento, entra no acumulador, onde é aquecida, em contacto com o permutador do acumulador. No interior do permutador (circuito primário) circula a água aquecida pela caldeira, nunca se misturando com a água de consumo.




 

Novidades

A Peninsulagás conta agora com um novissimo site, de imagem totalmente renovada, navegação intuitiva e conteúdos dinâmicos.
O novo site possui, entre outras funcionalidades, a possibilidade de pesquisa de informação local ou global, de interacção com os visitantes através de consultas de opinião e de escolha da sua largura e cores de apresentação.