Skip to content
 
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size blue color green color red color
Início arrow Informação arrow Famílias de Gás
Famílias de Gás Imprimir
Índice
Famílias de Gás
Gás de Cidade
Gás Natural
GPL

3ª família - Constituída pelo gás de petróleo liquefeito, vulgo GPL
 
O Propano e Butano obtêm-se a partir da destilação do petróleo bruto. Embora membros da mesma família, o Propano e o Butano tem algumas características que os tornam bem distintos. Ambos se mantêm no estado gasoso á pressão atmosférica, mas podem ser liquefeitos a pressões de 8 e 2 Bar, respectivamente.
A densidade relativa do Propano e do Butano é de cerca de duas vezes a do ar, pelo que em caso de fuga tem tendência a acumular-se nos pontos baixos.

As vantagens da sua liquefacção traduzem-se na redução de volume (cerca de 250 vezes), uma valiosa concentração de energia, aliada a uma grande facilidade de transporte em garrafas ou carros cisterna. A facilidade da passagem da fase liquida à gasosa do Propano e Butano confere-lhes uma propriedade única, pelo que é habitual utilizar o Propano para consumos importantes e o Butano para uso doméstico, com excepção das instalações colectivas dos imóveis de habitação, que para esse fim é frequente o uso de reservatórios ou baterias de garrafas de Propano.

          Principais Características Físicas do Gás Propano          
Poder CaloríficoSuperiorPCS24 262 kcal/m3 (n)
101.6 MJ/m3 (n)
Inferior
PCI
22 300 kcal/m3 (n)
93.4 MJ/m3 (n)
Densidade Relativa (ao ar)
1.55
Grau de Humidade 0%
Índice de Wobbe
SuperiorWPCS
20 322 kcal/m3 (n)
85.1 MJ/m3 (n)
InferiorWPCI
17 194 kcal/m3 (n)
72.0 MJ/m3 (n)
 
O gás de petróleo liquefeito, vulgo GPL é um derivado do petróleo, formado pelo propano, butano, isobutano e as suas junções.
O GPL pode ser separado das fracções mais leves do petróleo ou das mais pesadas do Gás Natural, sendo composto principalmente por hidrocarbonetos.
 
Este gás tem a particularidade de à pressão atmosférica ser um produto gasoso e quando submetido à temperatura ambiente e a pressões maiores que as da atmosfera condensar e voltar ao estado liquido, permitindo assim o seu transporte, armazenagem e uso.
Para que se detectem com facilidade as fugas de gás, a este são adicionados compostos de enxofre, apenas para lhe conferir um odor característico.
  


 

Novidades

A Peninsulagás conta agora com um novissimo site, de imagem totalmente renovada, navegação intuitiva e conteúdos dinâmicos.
O novo site possui, entre outras funcionalidades, a possibilidade de pesquisa de informação local ou global, de interacção com os visitantes através de consultas de opinião e de escolha da sua largura e cores de apresentação.