Skip to content
 
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size blue color green color red color
Início arrow Informação arrow Famílias de Gás
Famílias de Gás Imprimir
Índice
Famílias de Gás
Gás de Cidade
Gás Natural
GPL

2ª família - Constituída pelo Gás Natural do grupo H e L

O Gás Natural é extraído directamente das jazidas e atendendo á diversidade das mesmas, é necessário transportar o Gás Natural entre o local de origem e os locais de utilização, utilizando navios em que o gás é transportado a – 160 ºC (fase líquida) e à pressão de 100 mbar, armazenado em tanques na fase liquida e lançado na rede de distribuição na fase gasosa, ou em gasodutos, construídos em aço de grandes diâmetros e transportado a pressões que podem atingir os 120 Bar. A distribuição e utilização do Gás de Natural é realizada em fase gasosa.
 
A composição do Gás natural difere consoante o local da jazida, sendo sempre o Metano o seu elemento principal. Como exemplo de composição química, indica-se a do Gás Natural que Portugal recebe da jazida da Argélia.

 Composição Química aprox. (% vol) do Gás Natural 
MetanoCH486.5%
Etano
C2H6
9.4%
Azoto
N2
0.3%
Propano
C3H8
2.6%
ButanoC4H10
1.1%
Pentano
C5H12
0.1%
 
O facto de a molécula do metano apresentar uma estrutura simples confere uma baixa densidade relativa ao ar.
Como consequência, o Gás Natural é mais leve do que o ar, o que lhe confere um potencial de segurança no abastecimento de edifícios.
 
O Ar Propanado resulta da mistura de ar e propano na proporção de 42% de ar e 58% de propano comercial. A principal aplicação desta mistura é a de alimentar as redes de distribuição em substituição do Gás Natural enquanto este não está disponível numa determinada região.
 
          Principais Características Físicas do Gás Natural          
(proviniente da Argélia)
Poder CaloríficoSuperiorPCS

10 032 kcal/m3 (n)
42.0 MJ/m3 (n)

Inferior
PCI
9 054 kcal/m3 (n)
37.9 MJ/m3 (n)
Densidade Relativa (ao ar)
0.65
Grau de Humidade 0%
Índice de Wobbe
SuperiorWPCS
12 442 kcal/m3 (n)
52.1 MJ/m3 (n)
InferiorWPCI
11 200 kcal/m3 (n)
46.9 MJ/m3 (n)

 

Novidades

A Peninsulagás conta agora com um novissimo site, de imagem totalmente renovada, navegação intuitiva e conteúdos dinâmicos.
O novo site possui, entre outras funcionalidades, a possibilidade de pesquisa de informação local ou global, de interacção com os visitantes através de consultas de opinião e de escolha da sua largura e cores de apresentação.