Skip to content
 
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size blue color green color red color
Início arrow Informação arrow Famílias de Gás
Famílias de Gás Imprimir
Índice
Famílias de Gás
Gás de Cidade
Gás Natural
GPL

1ª família - Constituída pelos gases manufacturados, vulgo Gás de Cidade

O Gás de Cidade (distribuído durante muitos anos na área da grande Lisboa, actualmente substituido pelo Gás Natural) era produzido pelo fraccionamento de naftas químicas, derivadas do petróleo, sob dois processos; o fraccionamento térmico e o catalítico.
À saída da unidade de fabrico o gás era comprimido para unidades de armazenamento (gasómetros) e daí distribuído para a rede primária à pressão de 1 Bar. Em vários locais de Lisboa existiam unidades de redução de pressão, que alimentavam a rede secundária á pressão de consumo dos aparelhos de queima, 8 mbar. A armazenagem, distribuição e utilização do gás de Cidade era sempre realizada em fase gasosa.
 
O Ar Metanado foi utilizado como substituto do gás de Cidade e era obtido a partir do fraccionamento das naftas químicas. Usa-se uma mistura de ar e metano equivalente ao gás de Cidade.
A diferença importante entre o gás de Cidade e o Ar Metanado é que o Ar Metanado era um gás seco, ao contrário do gás de Cidade.
Tal obrigava a humifica-lo com metanol, quando utilizado em redes de gás de cidade com tubagem de ferro em que o linho servia de meio de vedação nas juntas.
 


 

Novidades

A Peninsulagás conta agora com um novissimo site, de imagem totalmente renovada, navegação intuitiva e conteúdos dinâmicos.
O novo site possui, entre outras funcionalidades, a possibilidade de pesquisa de informação local ou global, de interacção com os visitantes através de consultas de opinião e de escolha da sua largura e cores de apresentação.